Defesa do Ave na Barca da Trofa
Defesa do Ave na Barca da Trofa
- Projeto de: Luis Filipe de Oliveira Moura Serra
- Livro que evoca um episódio da II Invasão Francesa, na região do ave (Trofa)
Descrição do Projeto
No âmbito da II Invasão Francesa, que se iniciou em Fevereiro de 1809 por instruções do marechal Soult, teve lugar, em Março do mesmo ano, no local da Barca, atual Concelho da Trofa, então concelho da Maia, um episódio de relevância local, que se designa nos dias de hoje como Defesa do Ave na Barca da Trofa.
Este episódio foi evocado na celebração dos 200 anos desta Invasão através de diferentes eventos, dos quais se destaca a realização de uma recriação histórica onde foram encenados episódios da história local ligados às invasões, que tiveram lugar, entre outros, no Souto da Lagoa, na Barca da Trofa e no Souto de Bairros. Ainda no âmbito destas cerimónias evocativas, promovidas pela Câmara Municipal da Trofa, foi apresentado um estudo: “A Companhia de Ordenanças de Santiago de Bougado e a Defesa da Barca da Trofa”, elaborado pelo autor deste pedido, no Congresso “O Aro do Porto e a Segunda Invasão Francesa”. Este Congresso, realizado em Maio de 2009, foi organizado pela Área Metropolitana do Porto em colaboração com o Exército, e teve lugar no Salão Nobre do Quartel de Santo Ovídio (Praça da República), na cidade do Porto.
Dada a relevância local e nacional deste marco histórico de resistência popular, aliado ao imenso potencial cultural ainda por explorar, considerei pertinente dar continuidade ao trabalho, acima referido, que desenvolvi sobre esta matéria. Desta forma o aprofundamento do estudo deu origem à possibilidade de edição uma publicação, cuja forma se encontra devidamente estruturada e orçamentada.
Quais os objetivos do projeto
Dar a conhecer parte da história da Trofa , da qual se destaca a correta identificação da Companhia de Ordenanças de Santiago de Bougado, do seu contexto histórico e familiar, bem como aprofundar e dar relevo à II Invasão Francesa.
Qual a experiência do empreendedor
O autor tem publicados vários textos em imprensa local, é fundador e dinamizador do MarFórum, assim como é Fundador e Presidente da Direcção da “Maria de Fátima Moura – Associação para a Promoção e Desenvolvimento Cultural”, desde 2006.
Como e quando vai concretizar o projeto
Assim que tiver assegurado o financiamento indispensável para a concretização do projeto, será o mesmo editado e publicado, sendo apresentado na Casa da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, em início de Junho deste ano, de acordo com garantia do Vereador da Cultura desta Instituição.
Nesta valência a Associação, anteriormente referida, e a Câmara Municipal da Trofa promoveram, em 2007, uma exposição documental e de fotografia relativa à Casa da Torre da Maganha, que é referida nesta publicação e que resultou num trabalho de pesquisa e recolha de documentos relativos a esta Casa, datados dos séc.s XVII, XVIII, XIX e XX.
O que já investiu no projeto
O projeto encontra-se em fase de conclusão, passando-se de seguida à revisão final do texto. Para a sua concretização já comecei a procurar patrocinadores, já identifiquei quem elaborará a imagem da capa do mesmo, assim como quem fará o prefácio e qual a empresa que estará a cargo do seu design.